A hérnia de disco é um deslocamento de parte do disco intervertebral para fora da sua localização anatómica normal, podendo comprimir as estruturas nervosas vizinhas, causando dor e alterações neurológicas.
Os discos permitem o movimento da coluna e a absorção de choques. A passagem de material do núcleo dos discos para o canal vertebral, constitui a hérnia discal, que vai provocar sintomas ao pressionar a medula ou os nervos.
Podemos ter situações de abaulamento discal, protusão discal ou ainda hernia discal extrusa. Conforme a localização na coluna vertebral designamos a hérnia por hérnia discal cervical, dorsal ou torácica, e lombar.
Hérnia de disco e o seu tratamento
Em alguns casos os sintomas da hérnia discal regridem ao fim de 4 a 6 semanas, podendo a hérnia desaparecer com o tempo. Na fase inicial podemos iniciar com um tratamento conservador e em outros casos recorrer à cirurgia. Claro que você sempre deve buscar a ajuda de um especialista para se ter um diagnóstico correto.
O tratamento conservador, não cirúrgico, resulta na maioria dos casos. Restringir a atividade física, especialmente movimentos de flexão e transporte de pesos, períodos curtos de repouso, e medicação analgésica é, por norma, suficiente. Adicionalmente podem ser prescritos medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares e colares ou cintas de imobilização.
Técnicas de relaxamento, fortalecimento dos músculos do pescoço, das costas e abdominais, caminhadas, entre outras modalidades, são exercícios recomendados, juntamente com a fisioterapia, que podem ajudar a prevenir novos episódios.
No caso dessas medidas não serem efetivas, as infiltrações epidurais de corticoides na coluna podem proporcionar alívio sintomático, ao reduzir a inflamação nervosa. Outras técnicas percutâneas, pouco invasivas, como a nucleoplastia por coblação ou plasma, IDET e ozonoterapia, são usadas em casos muito particulares, mas os resultados não estão comprovados. Volto a lembrar que toda e qualquer técnica sempre deve ser acompanhada do seu médico.
Alejandro Ormeño
Cref 015054-G/PR