em Saúde

A periodização tem como principal objetivo melhorar o desempenho, ou condicionamento físico de um individuo. Por meio dessa organização sistemática de atividades, é criada uma rotina de treinos com estímulos diferentes, que se alternam de acordo com o ciclo e as metas de cada praticante, seja ele amador ou profissional.

Diferente do que muita gente pensa, periodizar não significa apenas dividir o treino em diferentes aparelhos ao longo do tempo ou modificar as séries. Na verdade, a periodização está relacionada principalmente com a variação do tipo de estímulo dado a determinadas partes do corpo em certos períodos.

Para compreender a importância da periodização é essencial saber os motivos pelos quais fazer sempre o mesmo tipo de treino é prejudicial. A explicação para isso está no próprio corpo humano, que tem uma capacidade de se adaptar aos estímulos recebidos.

Ou seja, se alguém optar por passar um ano fazendo os mesmos exercícios, sempre na mesma intensidade, o corpo vai responder bem àqueles estímulos apenas nos primeiros meses. Depois, a tendência é que a musculatura não continue evoluindo no mesmo ritmo e ainda fique mais suscetível a lesões.

A intercalação de diferentes estímulos e intensidades variadas obriga o corpo a se adaptar a esforços “desconhecidos”. Isso faz com que o sistema neuromotor esteja sempre respondendo a novos estímulos, o que lhe mantém apto à evolução permanente.

Em relação ao modo como a periodização deve ser feita, não se pode dizer que existe uma fórmula exata. Na verdade, o que importa é que a periodização leve em consideração as limitações, particularidades, objetivo de cada individuo.

De maneira ampla, pode-se dizer que o maior benefício da periodização é fazer com que o corpo seja capaz de suportar e responder bem a grandes esforços, mas sem correr o risco de sofrer lesões.

Assim, mesmo sempre recebendo estímulos de alta intensidade, o que é excelente, por exemplo, para a hipertrofia, a musculatura não é prejudicada quando existe uma organização periódica dos treinos. A periodização também evita a fadiga, tão comum em pessoas que sempre trabalham a mesma parte do corpo.

Além disso, existe a questão estética, pois quem periodiza seus treinos consegue desenvolver a musculatura de maneira proporcional. Com isso, também melhora a força geral do corpo e a performance nos treinos fica cada vez melhor.

 

Alejandro Ormeño – Coordenador Técnico
Cref 015054-G/PR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar