em Saúde

 

 

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

Fáscia

Antes de falar especificamente sobre a Liberação Miofascial, devemos saber o que é a Fáscia. A Fáscia é uma camada de Tecido Conjuntivo Fibroso resistente e elástico que envolve todo o nosso corpo de forma contínua da cabeça aos pés, sendo dividida em fáscia superficial, fáscia profunda e fáscia visceral ou subserosa. A Fáscia superficial se trata da camada mais externa, mais próxima da pele, permitindo que a pele se movimente em várias direções sobre as estruturas do corpo e é nela que se encontram o tecido adiposo, os vasos sanguíneos e vasos linfáticos e os tecidos nervosos. A Fáscia profunda é a camada que envolve os músculos coordenando os padrões motores de movimento. A Fáscia subserosa é a camada que reveste os órgãos viscerais internos, fazendo com que as superfícies das vísceras internas fiquem lubrificadas.

Quais as funções da fáscia?

Ela conecta as diversas estruturas do corpo favorecendo a movimentação muscular, auxilia na proteção de músculos e órgãos, suporta e estabiliza o corpo para a manutenção postural, envolve as fibras musculares mantendo elas juntas e permitindo o fácil deslizamento dos músculos durante a contração.

Na Liberação Miofascial a Fáscia tem a função, também, de transmitir o estimulo que se aplica ao Fuso Muscular (estrutura sensorial disposto entre as fibras musculares) para o Órgão Tendinoso de Golgi (receptores sensoriais localizados na junção miotendínea e conectados com as fibras musculares) onde o Fuso Muscular identifica as alterações do comprimento muscular mandando sinais para o Órgão Tendinoso de Golgi que detecta essa contração e agindo como mecanismo de defesa (GUYTON, 1992).

 

Liberação Miofascial

Com isso, podemos falar sobre a Liberação Miofascial, que nada mais é do que uma técnica especifica de alongamento e pressão aplicada ao músculo e a fáscia, para auxiliar na mobilidade da fáscia com a redução das aderências e pontos de tensão existentes no tecido, podendo ajudar nas dores musculares causada por treinos intensos, má postura, sedentarismo, estresse, entre outros motivos. É uma das principais técnicas no tratamento de disfunções da fáscia e pode ser levada em consideração no tratamento de lesões musculares e tensões causadas pelo acúmulo de toxina na fáscia. Essa técnica pode ser realizada com as mãos, lâminas, outros equipamentos que auxiliam e com rolos de espuma (foam roller/auto liberação miofascial).

Quando fazer?

Pode ser realizada tanto antes quanto depois do treino. Antes do treino, a liberação auxilia na mobilidade articular, melhora o fluxo sanguíneo, diminui a tensão músculo-articular, prepara a musculatura para o treino e eleva a temperatura corporal. Após o treino, auxilia no relaxamento da musculatura, diminui a tensão, auxilia nos pontos de gatilho e contribui para o bem estar prevenindo de lesões. É contraindicado que grávidas, pessoas com doença autoimune, pessoas que fazem o uso de anticoagulante ou com a região inflamada/infeccionada realizem a Liberação Miofascial devido às toxinas que são liberadas nessa prática.

 

Texto Estagiário Lucas Lemos

Professor Responsável Alejandro Ormeño  Cref 015054-G/PR

 

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar